Paixão por steak tartare

Por: Milton Martins Filho

Prato típico dos povos bárbaros, isso lá na Antiguidade, o steak tartare ganhou fama na França. Entre tantas histórias, uma delas diz que ele surgiu para aproveitar a carne dos cavalos que morriam, então as tribos tinham o costume de armazená-la sob as selas. Depois de amaciada pelas cavalgadas, a carne era temperada e servida sem necessidade de fogueira.

Sou louco por Steak Tartare, esse é do Le Jazz

Essa delícia é feita à base de carne bovina picada delicadamente na ponta da faca, temperada com cebola, alcaparras, salsinha, mostarda e ovo, e servida crua. Olhando assim parece ser algo muito simples de se fazer, mas não é bem assim (rs). Tem toda uma técnica para o preparo, além da qualidade dos ingredientes, claro. Os acompanhamentos normalmente são batatas fritas ou salada, portanto uma refeição leve.

No Spot, você mesmo finaliza o Steak Tartare na mesa

Apaixonado por essa iguaria, sempre que encontro o bife bárbaro em algum menu procuro provar. São tantos em minha lista, mas 3 são especiais:

Hotel Costes
Além do ambiente incrível do restaurante que fica em dos hotéis mais descolados de Paris, o prato é realmente delicioso. Daí você considera também a música ambiente, o aroma que tem no ar e o desfiles de gente linda – uma experiência! Como o lugar é disputadíssimo, é obrigatório fazer reserva.
239-241 Rue Saint Honoré – Paris
https://hotelcostes.com

Spot
Os ingredientes vem todos picadinhos no prato, só pra você misturar na hora de comer. Acompanha torradinhas (em pequena quantidade, tem que pedir repeteco) e batatas fritas, daquelas bem fininhas e saborosas. Simplesmente delicioso!
Alameda Min. Rocha Azevedo, 72 – Bela Vista – S. Paulo
http://www.restaurantespot.com.br

Le Jazz Brasserie
O cardápio todo é uma delícia, mas o steak tartare de lá é fantástico, tanto que quando bate aquele desejo incontrolável vou até e peço ele como prato principal. Esse já vem prontinho e os complementos são salada verde e batatas fritas. Pra acompanhar, um bom Bellini…
Rua Melo Alves, 734 – Jardins – S. Paulo
http://www.lejazz.com.br

Um dos meus maiores prazeres: Steak Tartare + Bellini no Le Jazz

Fotos: Milton Martins Filho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s