Por: Milton Martins Filho
São Paulo e seus tesouros escondidos… Digo escondido, porque o Halim fica em uma ruazinha não muito à vista, travessa perto do começo da Av. Paulista, no bairro do Paraíso, em São Paulo.
Inaugurado em 1973, originalmente no Brás, o restaurante é uma ótima opção para quem aprecia a gastronomia árabe. A comida é uma delícia e você pode optar por uma mesa, comer ali mesmo no balcão ou levar para viagem. Irresistível a vitrine com doces e salgados típicos… Esfihas para todos os gostos, abertas ou fechadas, de carne, queijo, verduras, ricota, azeitonas e záthar.
O lugar funciona durante a semana das 11h às 23h, e aos domingos até 16h30min (finais de semana sempre com fila no almoço). Enquanto aguardava a mesa, já fui matando a fome com uma esfiha aberta folheada de carne, maravilhosa! Depois de esperar 30 minutos, pra começar pedi a dupla de hommus e coalhada seca, porção bem servida e que já acompanha pães.
Para o prato principal escolhi um dos mais básicos, porque a essa altura já estava bem satisfeito (rs): kafta de carne e arroz com aletria, que já acompanha o prato, servida com vinagrete e uma saladinha verde. Perfeito, não precisava mais do que isso. Fiquei com vontade de voltar durante a semana para experimentar o menu executivo, com 6 opções diferentes para degustar o melhor da comida árabe (3 frios + 2 quentes + 1 acompanhamento) por apenas R$ 31,90.
Antes de pedir a conta, não resisti e pedi um ataif de nata com mel de laranjeira, que estava simplesmente m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Sei que vou ter desejo de comer esse doce outras vezes (rs).
No geral, os preços são honestos e o atendimento excelente, mas o ambiente merece mais atenção. Mesmo sendo cool um lugar antigo e sem qualquer luxo, isso não significa que precisa ser abandonado, com aparência de descuido. Uma leve reforma sem descaracterizar aquele aspecto retrô ficaria perfeito. Mesmo assim, vale a experiência!
Halim
R. Dr. Rafael de Barros, 56 – Paraíso, São Paulo
Tel.: (11) 3884-8502
https://halim.com.br
Fotos: Milton Martins Filho
É sempre bom dar uma olhada no cardápio antes de ir: