Sacher: a torta de chocolate mais famosa do mundo

Por: Milton Martins Filho

Uma das coisas maravilhosas dessa vida é poder viajar. Não vou nem entrar no ponto de tudo o que a gente aprende de cultura, porque hoje quero falar apenas da questão gastronômica. Que delícia provar novos sabores… Às vezes nem são inéditos, mas a forma de fazer ou apresentar torna um prato especial.

Em minha viagem recente à Viena, provei a tão famosa Sacher, torta de chocolate que faz sucesso no mundo inteiro e tem fila de gente na porta do luxuoso Café Sacher para experimentá-la. Além de deliciosa, acredito que toda a atmosfera criada em torno dela é que a coloca nesse lugar do pódium.

vale-cada-caloria-torta-de-chocolate-sacher-viena-01

A começar pela receita, que é mantida em sigilo por mais de 180 anos. Seu criador, Franz Sacher, ainda era ajudante de cozinha, quando teve a ideia, em 1832, de fazer essa massa que não leva farinha, com recheio de geleia de damasco e cobertura de ganache de chocolate meio amargo. Claro que, como é secreta, tem alguns outros detalhes que eles nunca irão revelar…

O fato é que a tal torta virou até briga de família, chegando ao ponto da justiça ter que definir que a única Sacher-Torte original é a feita no Café Sacher. Você vai até encontrar versões dela em vários lugares, mas saiba que a “de verdade” é apenas essa.

vale-cada-caloria-torta-de-chocolate-sacher-viena-02

O Café fica no mesmo prédio que funciona o Hotel Sacher, um empreendimento 5 estrelas incrível. Localizado bem atrás da Ópera de Viena, o lugar mantém a decoração que nos remete ao passado, com todo aquele glamour típico dos Habisburgo, família que dominou boa parte do mundo e reinava absoluta na Áustria.

Passei várias vezes lá em frente, todas elas com fila na calçada. Mesmo com o vento gelado cortando a pele (fazia -10 graus), uma hora resolvi parar. Depois de 20 minutos esperando (e congelando), consegui a mesa. Entrar naquele ambiente já é maravilhoso, o que faz com você já viva uma experiência visual, além da degustativa.

vale-cada-caloria-torta-de-chocolate-sacher-viena-03

Mesmo com um cardápio repleto de outras opções, claro que a pedida é a torta. Ela custa cerca de 6 Euros, o que não é nada demais pelo conjunto da situação – lugar, tradição, ingredientes de primeira etc. Não deixe de pedir uma porção de chantilly, que é outra coisa que eles fazem como ninguém.

Para acompanhar a Sacher, você pode até pedir um chá, mas eu preferi uma taça de champanhe – não preciso nem dizer o quanto essa combinação é deliciosa… A torta é incrível, mas não chegar a ser algo que você vai pensar: “nossa, nunca comi nada parecido”. Pra mim, o que a torna tão especial é toda essa experiência.

vale-cada-caloria-torta-de-chocolate-sacher-viena-04jpg

Mas, estando em Viena, não tem como deixar de viver esse momento. Com certeza ficará guardado pra sempre na sua memória…

OBS.: Você também pode comprar a torta inteira para levar ou até mesmo encomendar pelo site. Dizem que entregam no Brasil, mas, se chegar inteira, garanto que não vai ser a mesma coisa que comê-la in loco.

Café Sacher
Philharmoniker Str. 4, Viena – Áustria
www.sacher.com

Fotos: Milton Martins Filho

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s